O que é fibra óptica e como funciona?
Com a chegada da internet em 1969, o mundo tem vivido uma revolução tecnológica em todas as áreas, e quando falamos de transmissão de dados, não é diferente.
Hoje convivemos com várias tecnologias para transmissão de dados, o rádio, o cabo UTP e a mais atual, a fibra óptica.
A fibra óptica surgiu em 1951, no Brasil ela chegou em 1977. Narander Kapany, ao criar a fibra óptica, a enxergava com utilização apenas para o campo da medicina.
Foi o chinês Charles Kao que teve a ideia de utilizá-la para a transmissão de linhas telefônicas.
A fibra óptica é uma tecnologia que fornece alta performance de conexão de internet e hoje é responsável por conectar países e continentes através de cabos subterrâneos.
Feito de vidro ultrapuro, é capaz de transferir um grande volume de dados na velocidade da luz.
Por que a fibra óptica é melhor que as outras tecnologias?
Como a fibra óptica é feita de vidro, ela não está sujeita a interferências eletromagnéticas como é o caso dos cabos, que são feitos de fios de cobre. Isso torna a conexão mais estável e mais rápida.
Outra vantagem das fibras ópticas está no alcance de sua cobertura, por exemplo, os fios de cobre começam a perder o sinal depois dos 100 metros, enquanto na fibra óptica isso só passa a ser percebido depois de 40 quilômetros.
A durabilidade também é uma vantagem surpreendente. Apesar da fibra óptica ser tão fina quanto um fio de cabelo, sua resistência a danos e durabilidade é maior do que o fio de cobre.
A ExaNET tem investido na expansão de sua rede e na melhoria da conexão utilizando fibra óptica para seus clientes, com isso trazendo mais estabilidade e acesso a maiores velocidades.
Tem interesse em uma internet mais veloz? Entre em contato conosco.