O Crescimento do mercado de aplicativos
O Brasil é o segundo país onde o mercado de App mais cresce no mundo, de acordo com a Pew Research Center, que coloca o país na liderança entre os mercados em desenvolvimento.
De acordo com o especialista em desenvolvimento de aplicativos móveis Adriano Santos, apesar do número de vendas de smartphones ter caído em toda a América latina, devido a pandemia do coronavírus, o número de acessos aos aplicativos aumentou 400%, principalmente nos aplicativos de delivery.
Ainda de acordo com a App Annie, Consultoria especializada em comportamento e mercado digital, o brasileiro passa em média 3 horas por dia usando aplicativos.
Essa demanda tem gerado uma série de atitudes, tanto de empresas, quanto de pessoas interessadas em entrar nesse mercado.
Muitas empresas viram suas vendas crescerem a partir dos aplicativos, assim como muitas instituições de ensino relatam o crescimento de alunos para aprenderem como criar um aplicativo.
As expectativas apontam que o setor irá movimentar até 2021, em todo mundo, cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares.
Com essa nova realidade, o mercado de trabalho também é diretamente impactado. Muitas empresas deixam de ter a necessidade de pessoal em determinadas áreas, o que faz com que muitos trabalhadores percam seus empregos, porém também abre outras frentes de trabalho.
Mais e mais se buscam profissionais que saibam criar aplicativos. Esta é uma boa notícia para aqueles que têm interesse em trocar de área e ganhar dinheiro.
Um dos alunos de Adriano santos diz que “os treinamentos não se limitam à apenas aulas gravadas ou conteúdos em outros formatos. O professor nos estimula a sair da mesmice, construir aplicativos modernos, melhorar a qualidade dos projetos, praticar e oferecer nossos serviços ao mercado.”
De acordo com informações no site Terra “A conclusão é que o mercado mobile está cada vez mais aquecido e não há previsões de quedas expressivas no setor. Investir no desenvolvimento de apps, na construção de plataformas digitais sólidas e robustas, é apostar em um mundo com possibilidades quase infinitas onde pode-se conectar mais rapidamente empresas, fornecedores e consumidores finais.”