Como identificar o melhor roteador?
Você sabe como identificar o melhor roteador?
Com o crescimento dos dispositivos móveis, esse aparelho desfruta cada vez mais de maior atenção dos consumidores, porém a maioria de nós não sabemos como escolher o melhor equipamento para ser usado no nosso dia a dia.
Os passos básicos para conseguir um equipamento que atenda suas demandas diárias, são identificar os recursos básicos, avaliar o software e o suporte da marca, mas como fazer isso? É com esse objetivo que trazemos algumas dicas para você. Dá só uma olhada:
1. Identifique o tipo de conexão que você usa.
Esse primeiro passo é muito importante, porque há roteadores que entregam apenas uma determinada quantidade de internet na rede wi-fi, então se você tem uma velocidade de 200 mega, por exemplo, você deve adquirir um roteador que tenha a capacidade de transmitir essa velocidade, da mesma forma se você tiver uma velocidade de 20 mega, não faz sentido ter um roteador que entregue acima de 100 mega.
Conseguir identificar isso, vai te ajudar a comprar o roteador de acordo com a sua necessidade.
2. Identifique o melhor lugar onde o roteador deverá ser colocado.
Para que toda sua casa receba de forma uniforme a velocidade da internet, é interessante que o roteador fique em um lugar central da casa. Observe também outros aparelhos que estejam ao redor do roteador, como por exemplo, equipamentos elétricos, como microondas, esse tipo de aparelho pode interferir na transmissão da internet.
3. Avalie suas demandas.
Identificar as demandas existentes também são uma boa forma de decidir por qual o melhor roteador. Verifique quantos aparelhos irão usar o roteador, quais a compatibilidade das tecnologias, quais são as ferramentas e serviço web utilizados pelo usuário?
Quando você tem esse conhecimento evita gastar em aparelhos que não vão atender suas necessidades, problemas como lentidão de internet podem ser evitados.
4. Verifique os recursos de segurança.
Apesar da internet nos trazer muitos benefícios, um dos problemas que têm preocupado muitas empresas é a segurança. Infelizmente, o roubo de dados é uma prática crescente de pessoas mal intencionadas. Por isso, a segurança de dados é tão importante.
Ao buscar um roteador, fique atento aos seguintes pontos:
- Viabilidade de interromper o acesso de dispositivos inseguros ou desconhecidos.
- Utilização dos principais protocolos de segurança de rede.
- Possibilidade de monitorar a utilização da rede.
- Suporte VPNs (Rede Privada Virtual) nativos.
- Filtros por MAC Address*.
- Controle parental.
Esses recursos melhoram a confiança da sua rede e podem evitar invasões externas.
5. Identifique como acontece o suporte da sua marca.
Apesar de não haver a necessidade de troca anual de um roteador, poder contar com o suporte da marca pode fazer a diferença, como verificar novas atualizações ou como solucionar alguns possíveis problemas com o roteador.
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a escolher um roteador que atenda suas expectativas.